Oficina de Slackline e de Equilíbrio
21 de setembro de 2018Yoga e Meditação
2 de maio de 2019Um antropólogo estava estudando os usos e costumes de uma tribo africana e resolveu fazer, ao final dos trabalhos, uma brincadeira com as crianças da região.
Ele colocou um cesto, cheio de doces e guloseimas, embaixo de uma árvore e propôs uma corrida para as crianças e disse que, quem chegasse primeiro levaria o cesto com todas aquelas delícias.
As crianças se alinharam e ficaram prontas para correr.
E, quando elas já estavam preparadas o antropólogo disse: -“Já”!
Todas deram as mãos e correram juntas até a árvore, pegaram o cesto juntas e comemoraram juntas a conquista.
O antropólogo olhou com curiosidade aquela situação e uma das crianças olhou de volta para ele e disse:
-“Ubuntu”! “Como uma de nós poderia ficar feliz, se todas as outras iriam ficar tristes?”
Ubuntu é uma palavra que representa uma filosofia e uma ética antiga africana. Significa: “Sou quem sou, porque somos todos nós”!
Uma pessoa com Ubuntu tem consciência que ela é afetada quando um semelhante seu é afetado.
Ela sabe que o mundo não é uma ilha e que ela precisa dos outros para ser ela mesma.
Ubuntu fala do respeito básico pelos outros.
Ubuntu é compaixão, partilha, respeito, humanitarismo, cuidado, empatia e amor.
Enfim, ubuntu é uma ideologia que se baseia na solidariedade e no pensamento coletivo. Acredita-se que uma pessoa só existe, porque o grupo existe, ou seja, o indivíduo depende da sociedade. Eu e tu somos um!
Ubuntu é o amor ao próximo, quando as pessoas compreendem, aceitam e tratam bem ao próximo. Solidariedade, harmonia e felicidade.
Afinal, nós devemos nos importar uns com os outros.
Segundo os hebreus, somos feitos um do outro. Foi do lado de Adão que Deus tirou a porção necessária para a construção do novo humano Eva, e não de uma nova porção de terra.
É de um tempo muito antigo essa vontade, essa necessidade de ser sempre “nós”, de ser sempre junto, de ser sempre pares.
“Ninguém é feliz sozinho. Gente precisa de gente, para ser gente! Quanto mais dedicado a gente você for, mais gente você se tornará.”
Que você faça a partir de agora, mais ou alguma coisa por alguém hoje, amanhã e sempre. Enxergue o outro. Conecte-se com gente. Somos seres únicos, mas feitos para viver coletivamente.
Deve ser por isso que na oração dizemos que o Pai é nosso, o pão é nosso e quando pedimos livramento, dizemos livra-NOS (do mal) e falamos, venha o teu reino a NÓS.
“Nós” é uma mensagem que precisa estar sempre conosco, na nossa boca e no nosso coração, com vínculos de amor, de amizade e de afeto, palavras de Thiago Rodrigo em seu vídeo Ubuntu no youtube.
“Um por todos e todos por um” – também invoca a equipe, a união a coletividade.
Você pode fazer a diferença na vida de alguém, você pode todos os dias ser melhor que ontem sendo gente.
Pratique o Ubuntu. “A felicidade só é real quando compartilhada”.
Faça sua parte. UBUNTU para você. “Eu sou porque nós somos”!