Sedentarismo não! Movimente-se! Fora sarcopenia!

Sedentarismo não! Movimente-se! Fora sarcopenia!

Últimos estudos indicam que ficar sentado por muito tempo é tão prejudicial para o coração quanto o fumo.

O sedentarismo é a quarta causa mundial de mortes. Ficar parado aumenta o risco de problemas cardiovasculares, obesidade, diabetes, entre outros, além de poder causar danos à saúde da coluna e da musculatura corporal.

Você já ouviu falar em sarcopenia? A sarcopenia é caracterizada pela perda da massa, da força e da performance muscular. Um adulto saudável deve ter 60% de massa muscular em seu corpo.

Com o envelhecimento, de forma involuntária, nossa massa muscular acaba sendo substituída por colágeno e gordura. Aí, a redução excessiva desse suporte, juntamente com a diminuição da capacidade funcional da musculatura = sarcopenia.

“Hoje se estima que pelo menos 40% das pessoas acima de 65 anos tenham sarcopenia, índice que sobe para mais de 60% quando se pega a turma octogenária. Embora menos conhecido que a osteoporose, o problema também tem um tremendo impacto na qualidade de vida, limitando a autonomia e elevando o risco de quedas e hospitalizações”. (conteúdo organizado pelo especialista geriatra Prof. Dr. José Eduardo Martinelli e os profissionais do Instituto Martinelli de Geriatria e Gerontologia e publicado no Portal do Idoso em 20/10/2017).

Exercícios físicos e alimentos ricos em proteínas ajudam a prevenir, retardar ou reverter quadros de Sarcopenia.

A OMS sugere que pessoas maduras devam fazer, no mínimo, 150 minutos de atividades moderadas por semana, os mais jovens, podem fazer, 75 minutos de atividades intensas.

Exercitar o equilíbrio também é importante para quem sofre da síndrome de sarcopenia ou deseja prevenir o problema.

O equilíbrio e a agilidade demonstram a funcionalidade muscular. Por exemplo: sentar, levantar de uma cadeira e sair andando.

Nosso equipamento Slackline For All pode ser incluído nas suas atividades diárias.  O Slackline For All atende pessoas de todas as idades e pode ser utilizado diariamente (cerca de 15 minutos diários, já apresentam grandes benefícios e resultados).

Você vai melhorar o equilíbrio, a agilidade, a flexibilidade, a auto-estima, a concentração, a consciência corporal e a coordenação motora, você ainda vai superar os seus limites, de forma segura, divertida e desafiadora.

Saiba mais do Slackline For All.

O mais importante: levante e movimente-se! É qualidade de vida como consequência de uma alimentação saudável, atividade física e bons pensamentos.

Oriente-se com o seu médico! Vamos deixar a sarcopenia longe!