Skate – Benefícios

O Skate é praticado pelas ruas do mundo todo.

Sugerimos a utilização de equipamentos de segurança como o capacete, a joelheira, a cotoveleira e o stinguard, para o mínimo de proteção em caso de quedas.

Benefícios:

O Skate traz muitos benefícios, dentre eles, fortalecimento do sistema respiratório e também do aeróbico.

Segundo Alvaro Luiz Penteado Santos (2012) o Skate exige músculos de todo o corpo, o trabalho das pernas é intenso, principalmente joelhos e panturrilhas, tonificando os músculos por meio da realização de saltos, agachamentos, giros e chutes. O Skate também trabalha o abdômen, glúteos e coxas, além dos braços que são bastantes utilizados, em decorrência dos impulsos para se locomover e o reflexo de apoiar as mãos no chão para evitar quedas.

Para Thiago Zanoni Neves “Pino” (2014), a prática do Skate favorece o exercício aeróbico devido à impulsão e remadas pelas ruas ou em direção a algum obstáculo. Ele estimula a flexibilidade, coordenação e a concentração por meio da realização de manobras.

Na revista Boa Forma, edição 333 de Julho 2014, antes do esporte, Skate é uma diversão e o praticante não percebe que está fazendo exercício físico. Além disso, ele ensina a superar os medos e combate a depressão. Para os iniciantes no esporte, a queima é de 500 calorias, em uma hora de atividade. Na evolução de manobras, velocidade e curvas esse gasto calórico aumenta consideravelmente.

De acordo com Alvaro Luiz Penteado Santos (2012), outro benefício do Skate é o social, pois ao contrário de muitos esportes o skate não tem idade inicial ou limite, não há classe social, condição física ou técnica, o objetivo é se divertir e embora seja um esporte individual, os skatistas costumam praticar o esporte em grupos a fim de aprenderem novas manobras e estreitarem laços de amizade. Na competição o principal objetivo é competir com você mesmo e todos torcem em prol de boas manobras e superação do skateboarder.

(fontes: Revista Boa Forma e Wikipédia)