BENEFÍCIOS DO CAIAQUE E SUP

Brasil é um país muito rico quando falamos em águas. Sua grande extensão litorânea e sua enorme reserva de água doce propiciam práticas esportivas náuticas e contemplação da natureza. Quando falamos em canoagem então, ainda mais, por não se tratar de embarcação motorizada, não ocorre a emissão de agentes poluentes ao meio ambiente, nem tampouco agressão sonora ao habitat das espécies.
O conceito de preservação e proteção ambiental é trabalhado durante os nossos passeios, incentivando o zelo pela natureza, bem como a coleta do lixo encontrado durante o percurso para uma destinação correta.
A prática da canoagem na natureza foi considerada, pelos pesquisadores ambientalistas, de baixo impacto negativo, conforme motivos já mencionados acima.
Ela ajuda no convívio interpessoal, a quebrar a rotina e a conquistar novos desafios, enfrentando alguns medos que possam existir.
Maneira divertida e segura para interagir com a natureza. O colete salva-vidas é de uso obrigatório, mesmo para os que já sabem nadar.
Nossos caiaques são abertos, como se fossem uma prancha sobre a água. Sua principal característica é a facilidade de subir nele, seja estando num lugar raso ou num lugar onde não dá pé. São muito estáveis e adaptam-se facilmente a qualquer situação de água, podendo enfrentar inclusive corredeiras leves. São auto-drenáveis pois tem furos para esgotar a água que entra na parte de cima. Recomendados para remadores iniciantes, ou aqueles que querem um passeio tranquilo, sem preocupação de velocidade, ou então aquele que pretenda ficar confortavelmente sentado admirando a paisagem, ou pescando, ou queira levar um equipamento de mergulho, ou de fotografia. Como podem perceber, muito versátil.
Você vai conseguir chegar em lugares em que o carro ou a bicicleta não te levam e respirar a tranquilidade de estar em meio à natureza.
Você poderá remar no caiaque sozinho ou em dupla, O passeio poderá ser formado por um grupo com vários caiaques.
A Canoagem além da sensação de liberdade é uma excelente atividade física.
Falando nisso, cada remada pode equivaler a um abdominal, região muito utilizada durante as remadas. Fortalece o tronco e trabalha bastante os membros superiores (braços) e costas, melhorando muito sua postura.
A parte do corpo menos trabalhada são as pernas, tendo em vista que os movimentos são feitos sentados mas, se desejar, pode-se contrair os músculos da coxa e panturrilhas para também trabalhar um pouco essas regiões. O gasto calórico, em média, é de 200 cal/h.
Mas isso não quer dizer que é fatigante… você pode empreender ritmo durante o passeio, ou simplesmente deleitar-se com a natureza. Você não ficará dolorido no dia seguinte. E a sensação de satisfação irá trazer aquele gostinho de “quero mais”, “quero ir de novo”!
Se falarmos do Stand Up Paddle seu gasto calórico será de aproximadamente 350 cal/h. O trabalho de equilíbrio sobre a superfície instável é constante e envolve o corpo inteiro, o que desafia os músculos.
Segundo o instrutor e educador físico, João Renato, do Centro de Treinamento Funcional/SP (texto da Revista Women’s Health), “o SUP trabalha as principais articulações do corpo: aumenta a mobilidade de tornozelo, quadris e escápulas, e estabiliza os joelhos e a lombar, o que deixa o corpo menos propenso a lesões e melhora a postura”, assim se comparam aos do treinamento funcional, tipo de preparação física que melhora a performance e o condicionamento com movimentos básicos, como agachar, empurrar e puxar.
Ambas atividades, sup e canoagem, propiciam relaxamento, liberdade de pensamentos, bem como ótima oportunidade para refletir sobre questões da vida e valores.
Enfim, se o seu desejo é praticar alguma atividade física, o caiaque e o sup são excelentes opções, se o seu desejo é somente relaxar e usufruir das belezas e tranquilidade da natureza, também são.
Se você conhece, venha usufruir conosco esses momentos de prazer.
Se você não conhece, faça algo novo, experimente, visite um lugar em que nunca esteve.
Viva segundo os dizeres de Dalai Lama: “Seja gentil com o planeta! Lembre-se dos três Rs: Respeito por si próprio, respeito ao próximo e responsabilidade pelas ações!”
Viva uma vida boa e honrada. Assim, quando você ficar mais velho e olhar para trás, você poderá aproveitá-la mais uma vez! Confie em Deus, mas tranque o carro!”