Alongamento

O alongamento prepara a musculatura para quaisquer movimentos,  sem tensões desnecessárias. 

Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da  articulação comandada por ele. 

É uma prática recomendada para qualquer pessoa, tanto para os atletas, quanto para os sedentários.

 

Por que estamos falando disso?

Porque adoramos os esportes, trabalhamos com isso e o alongamento é muito importante para trazer conforto e segurança na sua prática esportiva.

 

Você sabia que devíamos nos inspirar nos gatos?

Animais flexíveis, contorcionistas e com um alongamento sem igual.

Por quê?

Porque se mexem, se movimentam e se alongam o tempo todo.

Eles têm uma consciência do próprio corpo sem igual.

Quem tem esse felino em casa já deve ter visto uma cena assim…

Ele está dormindo todo enrolado. Ele acorda, se alonga nas pernas dianteiras,  depois nas pernas traseiras, sendo que muitas vezes alongam até a língua. 

Depois, se embolam do outro lado e continuam a soneca.

 

E aí?

Quantas vezes por dia você se alonga? Já pensou nisso?

Alongar o corpo é despertar, é se conhecer melhorar,  aprender limitações e conhecer novas possibilidades.

 

Você conhece os benefícios do alongamento? São vários, dentre eles:

  • aumenta a flexibilidade e a agilidade
  • melhora a postura
  • melhora a coordenação motora
  • traz bem estar físico e mental, porque estimula o cérebro a liberar serotonina (o hormônio do bem-estar)
  • diminui os riscos de disfunção na coluna
  • após a atividade física, ajuda no relaxamento e na recuperação muscular
  • desenvolve a percepção do próprio corpo
  • diminui a probabilidade de lesões musculares e a incidência de câimbras
  • para as “meninas”… ameniza as cólicas menstruais

 

A prática de alongamento deve ser diária. 

É importante lembrar que você não deve sentir dor ao se alongar,  deve fazer de forma correta, de maneira calma e consciente.

Ouça o seu corpo e respeite as suas limitações. 

Faça o seu melhor, mas não ultrapasse o seu limite. 

Preste atenção nos sinais do seu corpo.

 

Fique atento na sua respiração, ela é a sua aliada para garantir uma boa execução dos movimentos de alongamento.

O ideal é expirar durante o movimento de alongamento, isso ajuda a relaxar. Isso também garante uma boa oxigenação do corpo,  enquanto você executa os movimentos.

 

Praticando o alongamento você conquista maior flexibilidade e estabilidade. 

Você vai conquistar mais agilidade e aumentar a amplitude do seu movimento muscular e da sua elasticidade.

 

No dia a dia, por vezes, andamos, sentamos e até agachamos de maneira inadequada. 

Outras vezes, fazemos movimentos repetitivos, pegamos muito peso, usamos sapatos inadequados por diversas horas e, tudo isso, acaba sobrecarregando ou prejudicando o sistema muscular, articular e esquelético do nosso corpo.

 

E, sabe quando a gente percebe isso? 

Quando sentimos um incômodo, quando ficamos “crocantes”,

ouvindo estalos ao se mexer, sentimos uma dorzinha aqui e outra ali, uma sensação de ardor nos músculos ou, até mesmo, sentir-se incapaz de fazer os movimentos comuns do cotidiano.

 

Por isso, a importância de desenvolver o equilíbrio postural.

 

Se você não tem restrição médica, inclua essa prática na sua vida todos os dias. 

 

Acrescente, ainda, a prática dos movimentos de equilíbrio do nosso Método de Equilíbrio For All e você vai potencializar os resultados e deixar o seu corpo e a sua mente com mais energia, vitalidade e apto tanto para o dia a dia, quanto para a prática de qualquer atividades esportiva. 

 

Garantindo maior mobilidade e disposição.

 

Viva mais e melhor com movimentos de equilíbrio.